As especificidades do sistema de inovação do setor saúde:uma resenha da literatura como introdução a uma discussão sobre o caso brasileiro

Eduardo da Motta e Albuquerque; José Eduardo Cassiolato
Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo
Published online: 2000

Abstract / Resumen:

RESUMO
                  “…. A Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) tem a satisfação de oferecer ao público em geral, e em especial aos cientistas brasileiros e aos setores responsáveis pelo planejamento e apoio à nossa ciência, o estudo sobre inovação em saúde realizado pelos economistas Professores Eduardo da Motta e Albuquerque e José Eduardo Cassiolato. Conduzido entre 1997 e 2000, este estudo foi financiado pela FeSBE e constitui parte do esforço que estamos dirigindo à avaliação do impacto econômico e social da atividade científica na área biomédica.

A motivação para esses estudos veio da constatação de que seria muito relevante para o planejamento de uma política  científica nacional na área de saúde saber em que medida o investimento em pesquisa retorna à sociedade, ou seja, de que maneira a produção de conhecimento e a capacidade de docência e extensão, que no Brasil são intimamente associadas, estão se refletindo na sociedade. Queríamos buscar indicadores que dessem informação sobre a importância social  e econômica da nossa atividade, indicadores que fossem além dos habitualmente usados na área acadêmica para avaliar produção científica e desempenho acadêmico.

Keywords / Palabras clave: Sistema de inovação em saúde, Progresso tecnológico, Interações entre ciência e tecnologia

How to obtain this report / Como obtener este informe: Click here

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.